A primeira regra da liderança: Tudo é culpa sua!

No clássico filme para crianças da Pixar, A Bug´s Life (Vida de Inseto), Hopper, o líder dos gafanhotos invade o formigueiro para demandar a comida que as formigas deveriam ter separado para ele e seu bando. Pouco antes da chegada dos gafanhotos a comida que era para eles estava perfeitamente separada em um local seguro, porém Flik, uma formiga-macho desajeitada causou um acidente no local e todos os grãos que haviam sido separados para os gafanhotos foram perdidos.


Palestra Alta performance empresarial com Renato Grinberg

Competição destrutiva versus “competitividade positiva”

Na natureza, de acordo com o que postulou Charles Darwin, tudo está em evolução, e há algumas condições fundamentais dos seres vivos para ela existir.


Cuidado com a síndrome do “não compensa”

Jonathan nunca parava em nenhum trabalho, apesar de ter excelente formação cultural, por sempre ter estudado em bons colégios. A faculdade que cursou não era a melhor, mas para um curso de administração também não era das piores. Ele vinha de uma família de classe média alta e, mesmo com 30 anos, ainda morava com os pais. Na cultura brasileira isso é até aceitável; nos Estados Unidos, se você ainda mora com os pais aos 25 anos, já é considerado um grande looser.


Palestra para criar equipes de alta performance

Fábrica de líderes

Giba, um experiente gerente de uma fábrica de parafusos de um grande conglomerado industrial, era considerado por todos um profissional exemplar. Giba estava sempre a par de tudo que acontecia em sua fábrica e quando se tratava de resultados, estava muito a frente dos gerentes das outras fábricas. Sua operação apresentava alta produtividade, baixo nível de absenteísmo, custos baixos por unidade produzida e assim por diante.