Como desenvolver e manter equipes de alta performance.

 

Como criar e manter equipes de alta performanceUm dos maiores desafios das organizações é desenvolver e manter equipes de alta performance. Para se atingir esse objetivo, antes de mais nada é necessário criar uma Cultura de Alta Performance definindo quais são os comportamentos de um profissional de alta performance naquela organização e consequentemente os comportamentos e ações de equipes de alta performance. Já trabalhei com algumas das maiores empresas do mundo de diversos setores como Unilever, HSBC, GM, Novartis, Ericsson, etc. e o que ficou claro para mim em todos esses anos como consultor e palestrante motivacional é que o significa alta performance em uma empresa não necessariamente significa o mesmo em outra empresa. Por isso, para se atingir resultados concretos através de palestras, workshops ou programas de treinamento é necessário que haja 4 fatores fundamentais, o que eu chamo dos “4Cs”.

Customização

· O primeiro “C” é a Customização: Para uma palestra, workshop ou programa de treinamento ser efetivo é necessário que seja altamente customizado refletindo não somente a realidade da empresa, mas também o contexto em que ela está inserida para se entender quais são os principais desafios. Isso é conseguido através de entrevistas com executivos de diversas áreas da empresa e análise dos principais fatores de sucesso da empresa e de seus competidores de mercado.

Clareza da mensagem

· O segundo “C” é a Clareza da mensagem: Para uma palestra, workshop ou programa de treinamento ser efetivo é necessário que a mensagem que se queira passar seja clara, concisa e capaz de inspirar e motivar a audiência. Não só o palestrante tem que ser um excelente comunicador, capaz de criar um ambiente motivacional e inspirador, mas a mensagem precisa ser muito bem pensada para não haver dubiedade do conteúdo e portanto não correr o risco de confundir os participantes da palestra ou workshop.

Comprometimento dos participantes

· O terceiro “C” é o Comprometimento dos participantes: Para uma palestra, workshop ou programa de treinamento ser efetivo é necessário que os participantes fiquem motivados a se comprometer em aplicar em seu dia-a-dia os conceitos apresentados. Estatísticas mostram que 80 a 90% de todo o conteúdo apresentado em palestras ou workshops tradicionais são esquecidos pelos participantes desses eventos. Por isso é necessário usar uma metodologia inovadora que aumente a retenção desse conhecimento. Em poucas palavras, essa metodologia envolve usar técnicas como aprendizagem por descobrimento, ferramentas práticas e facilmente aplicáveis e uma linguagem relevante para aquela audiência.

Competências

· O quarto “C” tem a ver com as Competências: Para uma palestra, workshop ou programa de treinamento ser efetivo é necessário que os participantes tenham um caminho claro de como desenvolver as competências necessárias para que eles atinjam excelência e alta performance em suas funções. Repare que essa é a última etapa, pois não adianta nada desenvolver uma competência se a pessoa não está comprometida a usar essa habilidade. Como apresentei anteriormente, para criar esse comprometimento é necessário criar uma palestra ou workshop customizado e com uma mensagem clara e concisa.

Vejo muitas empresas desperdiçando recursos financeiros e muita energia em palestras e programas de treinamento para se criar e manter equipes de alta performance que simplesmente não geram resultado algum. Seguindo à risca a metodologia dos “4Cs”, a probabilidade de alcançar resultados concretos e sustentáveis através de palestras e workshops de alta performance aumenta exponencialmente.

Renato Grinberg Palestrante Motivacional,  especialista em excelência e alta performance empresarial e autor de diversos livros, incluindo os best-sellers A estratégia do Olho de Tigre, O instinto do sucesso e O líder Alfa.