Especialista em desenvolvimento profissional, Renato Grinberg trocou a carreira como violonista pelo mundo dos negócios

O Palestrante motivacional e escritor best-seller, Renato Grinberg, fala ao jornalista WILLIAM MAGALHÃES da Livraria da Folha, que os “empresários se esquecem de executar suas ideias”.
Em trecho da entrevista que você pode ler completa aqui, Renato Grinberg,  hoje especialista em desenvolvimento profissional, divulga atualmente seu livro mais recente “A Excelência do Olho de Tigre” e atua como um dos palestrantes mais requisitados do país, fala sobre a “imagem do tigre no mundo corporativo”.

Olho de Tigre, a excelência doO que o tigre representa pra você?

O tigre é um animal que está no topo da cadeia alimentar e tem características fundamentais que o colocam nessa posição. Porém, a expressão do “Olho de Tigre” que uso no livro vai além das características físicas do tigre e tem a ver com as atitudes e estratégias que todo profissional ou empresário deve ter para chegar e, se manter no topo da “cadeia alimentar” do mundo dos negócios.

Como foi a transição da carreira artística para o mundo dos negócios? Se arrependeu alguma vez?

Não foi fácil a transição em si porque eram mundos muito diferentes e as pessoas no Brasil tinham dificuldade de enxergar que um músico poderia se tornar um executivo competente. Por isso decidi que precisava sair do país para fazer essa transição de maneira bem sucedida. Eu honestamente nunca me arrependi de ter feito essa transição, pelo contrário, vejo claramente que foi a melhor decisão profissional da minha vida. O que tenho as vezes é saudades daquele tempo que estava nos palcos e tocando com grandes artistas. Porém, por uma ironia da vida, hoje voltei aos palcos com meu trabalho de palestrante.

O que um bom profissional precisa ter para dar certo no mundo dos negócios?

Em primeiro lugar ele precisa entender como agrega valor no ambiente em que está inserido. Ou seja, precisa entender quais das suas fortalezas são mais relevantes naquele ambiente para que se possam tornar verdadeiras vantagens competitivas. Em segundo lugar ele deve buscar maximizar uma equação que envolve competência, dedicação, eficiência, resiliência e integridade. E, finalmente, ele não pode perder a "fome" de crescer, ou seja, ele precisa estar sempre buscando se desenvolver como pessoa e profissional.

Por que tantos empreendedores quebram?

Existem obviamente muitos fatores que contribuem para isso, mas pela minha experiência e também por diversas pesquisas feitas a respeito desse assunto, a grande maioria dos empreendedores fracassam porque se focam demais em suas ideias e esquecem a parte mais importante: a execução impecável dessas ideias. O que mantém um negócio funcionando bem é a execução no dia-a-dia e não somente uma ideia brilhante.

*

A EXCELÊNCIA DO OLHO DE TIGRE
AUTOR Renato Grinberg
EDITORA Gente
QUANTO R$ 28,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.